Curiosamente, quando pensei em fazer o capetinha do saci e predê-lo dentro da garrafa não sabia que em muitas versões pelo mundo, é um demoninho que fica dentro da garrafa.Rennè Descartes, famoso cientista francês fez um brinquedo a que chamou Ludião. Ludião: Do latim ludio, ludionis, palhacinho, por causa da figurinha oca, que comumente existe, como lastro, em vez do tubinho. O ludião nos permite a verificação do princípio de Arquimedes e nos ensina como um submarino mergulha e flutua. (MARQUES et al, p.126, 1970)
O experimento mergulhador cartesiano configura-se colocando um frasco pequeno, fechado, com uma pequena abertura e parcialmente cheio de água em um recipiente maior, também fechado, com flexibilidade ou com algum componente flexível . O frasco menor pode ser como um conta-gotas e o recipiente maior pode ser, por exemplo, uma garrafa PET de refrigerante de um de dois litros com tampa. Não era esse tipo que eu vi quando meu irmão mais velho montou o Ludião em casa. O recipiente utilizado era uma garrafa de leite onde prendia-se um pedaço de bexiga na sua boca larga.
Para fazer nossa versão você vai precisar de:
01 frasco vazio de amostra de perfume ou ampôla vazia de medicamento ou similares
01 bexiga (vermelha) do tipo "tubinho"
recorte um pedaço da bexiga para servir de tampa, que vai ficar tipo um gorrinho no frasquinho. Coloque um pouquinho de água (mais ou menos a metade do volume do tubinho) e feche.
Agora vamos testar a flutuabilidade. Coloque um pouco de água num copo e coloque o ludião. Ele deve flutuar, portanto faça tentativas até que ele aflore na superfície.
Se for necessário, você deve acrescentar ou retirar pequenas quantidades de água.
O recipiente maior deve estar completamente cheio de água, como você pode ver na demonstração, e devem ser hermética quando fechado. O "mergulhador" está parcialmente cheio com uma pequena quantidade de água, suficiente para permitir que o ar contido no restante lhe permita uma flutuabilidade neutra, mas ainda suficientemente flutuante para que flutue no topo, enquanto sendo quase totalmente submerso.Agora vamos testar a flutuabilidade. Coloque um pouco de água num copo e coloque o ludião. Ele deve flutuar, portanto faça tentativas até que ele aflore na superfície.
Se for necessário, você deve acrescentar ou retirar pequenas quantidades de água.
O "mergulho" ocorre quando a parte flexível do recipiente maior é pressionado para o interior, aumentando a pressão no recipiente maior, fazendo com que o "mergulhador" afundar para o fundo até que a pressão é libertada, quando sobe para a superfície.
<em construção>
Não é apenas o suficiente do ar em que o mergulhador para torná-lo positivamente flutuante . Portanto, o mergulhador flutua na superfície da água. Como resultado da lei de Pascal , apertando o recipiente hermético aumenta a pressão do ar, uma parte da qual se exerce pressão contra a água que constitui uma "parede" de o recipiente hermético. Esta água, por sua vez exerce uma pressão adicional sobre a bolha de ar no interior do mergulhador, porque o ar no interior do mergulhador é compressível, mas a água é um fluido incompressível, o volume do ar é reduzida, mas o volume da água não se expande, de modo que a pressão externa o mergulhador a) força a água já no mergulhador ainda mais para dentro e b) conduz a água de fora do mergulhador para o mergulhador. Uma vez que a bolha de ar se torna menor e mais água entra o mergulhador, o mergulhador desloca um peso de água, que é menos do que o seu próprio peso, por isso torna-se negativamente flutuante e pias de acordo com o princípio de Arquimedes . Quando a pressão no recipiente é liberado, o ar se expande novamente, aumentando o peso da água deslocada eo mergulhador volta a ser positivamente flutuante e flutua.
aqui esta o modelo do saci.
Você vai precisar de:
01 garrafa PET transparente de 600 mL
01 frasco vazio de amostra de perfume ou ampôla vazia de medicamento ou similares
01 bexiga (vermelha) n. 3
água
marques_e_sartori_iniciacao_cientifica_vol1_o_ambiente_e_suas_correlacoes_1970
Lee Karp-Boss, Emmanuel Boss, Herman Weller, James Loftin, et Jennifer Albright.Enseigner les
Concepts Physiques en Océanographie Une Approche Basée sur la Pratique. The Oceanography Society, Français version. 2010 p.28-30
http://www.amigosdaciencia.org.br/default.aspx?section=25&favorite=18&tipoId=2
Lee Karp-Boss, Emmanuel Boss, Herman Weller, James Loftin, et Jennifer Albright.Enseigner les
Concepts Physiques en Océanographie Une Approche Basée sur la Pratique. The Oceanography Society, Français version. 2010 p.28-30
http://www.amigosdaciencia.org.br/default.aspx?section=25&favorite=18&tipoId=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário