Previsão do tempo é um problema extremamente difícil. Os meteorologistas podem prever o tempo por curtos períodos de tempo, uns dois dias no máximo, mas além disso previsões são geralmente pobres.
Edward Lorenz foi um matemático e meteorologista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que amava o estudo do clima. Com o advento dos computadores, Lorenz viu a chance de combinar matemática e meteorologia. Ele partiu para a construção de um modelo matemático do tempo, ou seja, um conjunto de equações diferenciais que representam mudanças de temperatura, pressão, velocidade do vento, etc No final, Lorenz chegou a um modelo bruto contendo um conjunto de 12 diferencial equações.
Em um determinado dia, no inverno de 1961, Lorenz queria re-examinar uma seqüência de dados provenientes de seu modelo. Em vez de reiniciar toda a execução, ele decidiu economizar tempo e reiniciar a corrida de algum lugar no meio.
A simples aproximação dos dados em casas decimais que ele reescreveu causou um efeito drástico no clima. Em seu artigo original, Lorenz intitulou "O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um tornado no Texas?"
Por: Carlos Magno Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário